Conciliação em 2 minutos

  • Patricia Orlando
Publicado dia
20/12/2023
...
de leitura
Atualizado em
20/12/2023
  • Conciliação

A conciliação é um instrumento alternativo de resolução extrajudicial de litígios. Mas isso você já deve saber. Como a mediação, a conciliação é um processo voluntário, flexível, confidencial e baseado em interesses. As partes procuram chegar a uma solução amigável de controvérsias com a assistência do conciliador, que atua como um terceiro neutro.

A principal diferença entre os procedimentos de conciliação e mediação é que, em algum momento durante a conciliação, o conciliador será solicitado pelas partes a apresentar-lhes uma proposta de acordo não vinculativa. Um mediador, pelo contrário, irá na maioria dos casos e por uma questão de princípio, abster-se de fazer tal proposta.

Veja também: O que é mediação?

O que é a conciliação?

A conciliação é um processo voluntário, em que as partes envolvidas são livres para concordar e tentar resolver sua disputa por meio de conciliação. O processo é flexível, permitindo às partes definir o tempo, a estrutura e o conteúdo do processo de conciliação. Esses procedimentos raramente são públicos. Baseiam-se nos interesses, como o conciliador fará ao propor um acordo, não apenas levando em consideração as posições jurídicas das partes, mas também as suas; interesses comerciais, financeiros e / ou pessoais.

Como nos procedimentos de mediação, a decisão final de concordar com o acordo permanece com as partes.

Os benefícios da concliação

Assegura a autonomia das partes.


As partes podem escolher o momento, o idioma, o local, a estrutura e o conteúdo do processo de conciliação.


Garante a expertise do tomador de decisão.

As partes são livres para escolher seu conciliador. Um conciliador não precisa ter uma formação profissional específica. As partes podem basear sua seleção em critérios como; experiência, experiência profissional e / ou pessoal, disponibilidade, habilidades linguísticas e culturais. Um conciliador deve ser imparcial e independente.


É eficiente em termos de tempo e custo.


Devido à natureza informal e flexível dos procedimentos de conciliação, eles podem ser conduzidos de maneira eficiente em termos de tempo e custo.

Garante a confidencialidade.


As partes geralmente concordam com a confidencialidade. Assim, as disputas podem ser resolvidas discretamente e os segredos comerciais permanecerão confidenciais.

Quer conciliar?

Aqui na Arbitralis você pode. Taxa fixa e resolução em até 30 dias corridos. Envie seu caso aqui.

ArbiNews: Fique por dentro do mundo jurídico.

Receba insights exclusivos e conteúdos relevantes para enriquecer seu conhecimento jurídico.

A plataforma digital especializada em arbitragem

Ajudamos você e sua empresa a resolverem problemas sem precisar entrar com processo na justiça.

Fale conosco