Como você pode chegar a pessoas que parecem desinteressadas em encontrar um terreno comum? A negociar? Como você pode lidar com negociadores aparentemente irracionais que usam insultos, ameaças e outras táticas duras para tentar conseguir o que querem? Quais são as dicas para fazer uma boa negociação, em qualquer ambiente?
“Um cara durão de pele fina”: foi assim que a ex-secretária de Estado Hillary Rodham Clinton resumiu Vladimir Putin durante um discurso em Portland, Oregon, em abril de 2014.
“Ele está sempre em busca de vantagens”, ela continuou. “Então ele vai tentar deixá-lo pouco à vontade. Ele vai até lançar um insulto em sua direção. Ele vai parecer entediado e indiferente. ” Dizendo que tinha muita experiência em lidar com pessoas que agiam como Putin, Clinton concluiu: “Volte para a escola primária. Eu já vi tudo isso. ”
A atitude desdenhosa de Clinton transmite a exasperação e a sensação de aborrecimento que muitos de nós sentimos ao lidar com pessoas difíceis em negociações. E muito tem a nos ensinar.
Em seu livro Good for You, Great for Me: Finding the Trading Zone and Winning at Win-Win Negotiation, o professor do Massachusetts Institute of Technology, Lawrence Susskind, inspirado em casos como a de Hilary, oferece as seguintes etapas para lidar com contrapartes difíceis que parecem irracionais na mesa de negociação.
Lápis e papel na mão:
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