Ao escolher uma solução para resolver seus problemas, é comum ficar em dúvida qual opção escolher. Aqui na Arbitralis, por exemplo, temos diversas. Entretanto, percebemos que há uma certa hesitação comum quando se tem que escolher entre arbitragem e mediação. Por isso, o Papo Rápido de hoje é direto ao ponto.
A mediação é uma forma de "resolver uma conversa" quando há um desacordo no trabalho.
A mediação é realizada por uma pessoa neutra (um 'mediador'), que pode ser a Arbitralis. O mediador é imparcial. Isso significa que ele não tomam partido, mas sim para ajudar todos os envolvidos a encontrar uma solução com a qual todos concordem.
Não se trata de julgar quem estava certo ou errado no passado, mas sim de como concordar em trabalhar juntos no futuro.
A mediação é uma maneira rápida de resolver desacordos no trabalho e é:
Já uma arbitragem, o árbitro analisa os erros e acertos legais de uma disputa e toma uma decisão. Uma das grandes diferenças entre arbitragem e mediação é de que, uma vez que o árbitro tenha chegado a uma decisão, ela vincula as partes, concordem ou não com ela.
Ou seja: essa solução é muito parecida com a forma como um processo judicial é decidido por um juiz, exceto que o processo não ocorre em uma sala de tribunal e não é aberto ao público. Como em um processo judicial, geralmente há uma parte vencedora e uma parte perdedora em uma arbitragem.
Uma mediação bem-sucedida resulta em um acordo assinado pelas partes, ao passo que uma arbitragem contestada resulta em uma decisão do próprio árbitro sem o acordo das partes. Em uma mediação, não existe parte vencedora ou perdedora, porque não há decisão vinculativa sem que ambas as partes concordem com uma.
Um mediador ajuda as partes a negociar um acordo que satisfaça todas as partes. Um mediador não decide uma disputa.
Um árbitro funciona mais como um juiz, decidindo o resultado de uma disputa com base em evidências e leis apresentadas em uma arbitragem.
A arbitragem é vinculativa e o resultado pode ser executado como uma ordem judicial. As partes devem concordar em arbitrar e assinar uma convenção de arbitragem. Já a mediação é mais como uma conversa que precisa de alguém para orquestra-la.
Em dúvida entre arbitragem e mediação para resolver seu conflito? Na Arbitralis, entendemos que cada situação é única e requer uma abordagem específica. Seja você um indivíduo ou uma empresa, nossa equipe está pronta para ajudá-lo a compreender as diferenças entre esses dois métodos e escolher o mais adequado para o seu caso.
Com nossa orientação especializada, você pode tomar uma decisão informada e eficiente, seja para uma mediação mais flexível e voluntária ou para uma arbitragem mais estruturada e vinculativa. Juntos, encontraremos a solução que melhor atende às suas necessidades.
Receba insights exclusivos e conteúdos relevantes para enriquecer seu conhecimento jurídico.