ArbiNews #33

  • Raphael Lucca
Publicado dia
29/11/2024
...
de leitura
Atualizado em
29/11/2024
  • Arbitragem
  • Arbitralis
  • Resolução de disputas
  • Tendências

Olá, amigos! Começa aqui a 33ª edição da ArbiNews!

Saudações especiais para você, leitor da ArbiNews, a newsletter da Arbitralis – Câmara de Arbitragem. Lembramos que, semanalmente, trazemos as novidades do mundo jurídico e informações de qualidade! Basta assinar o nosso conteúdo e você receberá tudo isso às sextas-feiras, combinado? Então, vamos ao que interessa!

Lançamento de livro em BH

A advogada Suzana Cremasco convida para o lançamento do livro “Arbitragem e Precedentes – Os Impactos do Precedente Judicial na Arbitragem e a Superação da Dicotomia entre Vinculação e Não Vinculação”. O livro é fruto da tese defendida por ela em seu doutorado na Faculdade de Direito da UFMG.

O evento, que contará com uma sessão de autógrafos da autora, será realizado na sede de seu escritório, em Belo Horizonte, no próximo dia 5 de dezembro, às 18h30. O endereço é Avenida Olegário Maciel, 2144 – 5° andar, bairro Santo Agostinho.

Golpes digitais em pauta

Quem também está lançando livro é o advogado Alexandre Atheniense. Reconhecido como um dos grandes nomes do assunto, ele vai lançar o livro “Estudo de Jurimetria - Golpes Digitais”. Ele convida os leitores para um bate-papo onde falará sobre como se prevenir dos golpes digitais em 2025.

O lançamento será no sábado, dia 7 de dezembro, às 11h, na Livraria da Rua. O endereço é Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi, na capital mineira.

Arbitragem cada vezmais presente na administração pública

Em entrevista ao portal Migalhas, o professor Olavo Alves Ferreira, referência em arbitragem no Brasil, ressaltou que esse método de solução de conflitos está cada vez mais presente na administração pública. Exemplo disso é que ele mencionou que autarquias federais já acumulam mais de R$ 200 bilhões em disputas levadas à arbitragem.

Na entrevista, ele afirmou: “As vantagens superam os custos, que hoje são mais acessíveis do que no passado. E, garantida a celeridade, é possível evitar a paralisação de serviços públicos essenciais, como obras públicas e transporte coletivo.”

Já o professor Riccardo Giuliano Figueira Torre destacou que a Lei de Arbitragem foi alterada em 2015 para permitir expressamente o uso desse instrumento pela Administração Pública direta e indireta, o que representa um marco importante para a modernização da gestão pública.

Brasil em posição de destaque no cenário internacional da arbitragem

O Senado aprovou, nesta semana, o acordo que estabelece o Brasil como uma das sedes da Corte Permanente de Arbitragem (CPA), órgão internacional criado em 1899 que atua na arbitragem de disputas entre Estados, bem como controvérsias entre investidores e países.

Essa aprovação é muito importante para a posição do Brasil no cenário internacional em relação a esse meio de resolução de conflitos. Ela consolida o país como um polo estratégico para a arbitragem internacional, fortalecendo a segurança jurídica e ampliando sua relevância no cenário global.

Além disso, este movimento visa melhorar a infraestrutura legal e econômica do Brasil, fornecendo uma plataforma de arbitragem confiável e beneficiando empresas e governos globalmente.

Vamos ficando por aqui...

Esta foi a edição 33 daArbiNews. Lembramos que esta mensagem chegará sempre à sua caixa de entrada nas sextas-feiras. Na próxima semana, voltaremos com mais notícias quentes do mundo da arbitragem e do mundo jurídico em geral.

Você pode ler esta publicação também no LinkedIn. Aproveite e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube. Lá você encontra podcasts e dicas importantes sobre o assunto, tudo preparado com muito carinho por nossa equipe!

Obrigado pela companhia e até a próxima!

ArbiNews: Fique por dentro do mundo jurídico.

Receba insights exclusivos e conteúdos relevantes para enriquecer seu conhecimento jurídico.

A plataforma digital especializada em arbitragem

Ajudamos você e sua empresa a resolverem problemas sem precisar entrar com processo na justiça.

Fale conosco