Os últimos 20 anos viram um crescimento exponencial em tecnologia na área jurídica, uma profissão que era anteriormente conhecida por pilhas de papel e fortemente dependente de métodos "arcaicos" de gerenciamento de documentos e operações comerciais.
Pode ter levado alguns anos para os escritórios de advocacia aderirem totalmente e adotarem a transformação digital. Porém, houve um aumento notável no número de escritórios que adotam a tecnologia jurídica e agora, mais do que nunca, estamos vendo escritórios de advocacia e departamentos jurídicos se adaptando a um ambiente digital da nova era para evitar ficar para trás. Mas como?
Tecnologia existente
Ev
oluindo das máquinas de fax da 'velha escola' para fotocopiadoras e impressoras, as empresas se adaptaram às novas tecnologias. No sentido atual, a tecnologia oferece muito mais do que apenas uma forma de comunicação e a capacidade de digitalizar e duplicar documentos.
As empresas estão usando a tecnologia para ajudar, auxiliar e resolver problemas dentro da empresa com foco no ganho de eficiência. Estamos vendo programas de software, plataformas e aplicativos móveis que estão ajudando a aumentar a segurança, a auxiliar no faturamento e no gerenciamento. Quais são elas?
A tecnologia é um verbo em oposição a um substantivo.
Tecnologia na área jurídica: aplicações
Existem já algumas tecnologias jurídicas que são usadas (em pouco ou menor grau) nos departamentos jurídicos e escritórios. São elas:
Tribunais Eletrônicos – Embora a maioria das práticas jurídicas tenha adotado uma postura tecnológica da nova era quando se trata de preencher formulários de inscrição eletrônicos. Processo de arquivamento eletrônico deu aos profissionais jurídicos a capacidade de arquivar documentos legais perto da data de vencimento.
Câmara de Arbitragem Eletrônicas - Seguindo a mesma toada dos tribunais eletrônicos, mas aliando a velocidade e a economicidade da arbitragem, as câmara de arbitragem eletrônicas são o caminho cada vez mais escolhidos para resolução de conflitos.
Faturamento – Taxas horárias e taxas fixas são as novas normas. Muitos programas de software são mais facilmente adaptáveis à hora faturável, e os clientes também preferem a transparência e a certeza de preço desse formato de cobrança.
Registro de tempo – Software como o Enable Revenue Manager garante que os pagadores mantenham seu registro de tempo atualizado, o que permitiu que as empresas não apenas se tornassem mais eficazes, mas também adquirissem conhecimento e insights sobre o que seus cobradores fazem, quanto desse trabalho é exigível e gerenciar configurações dentro da empresa.
Gestão interna de documentos – Due diligence e sistemas eletrônicos de gestão deram um novo significado às palavras segurança, discrição e transparência dentro da empresa.
O que muitos(as) esquecem:
Mídia social e marketing – É um fato conhecido que a tecnologia mudou a forma como os advogados comercializam suas empresas. O avanço do LinkedIn, Facebook, Twitter e outras plataformas sociais mudou com facilidade a natureza das empresas do que antes era privado e elusivo para um que é público, informativo e transparente. As empresas também estão optando por terceirizar seu marketing para agências externas de marketing digital para economizar tempo e custos.
As empresas estão usando a tecnologia para ajudar, auxiliar e resolver problemas da área jurídica, com foco no ganho de eficiência.
O futuro da tecnologia jurídica
A tecnologia mudará fundamentalmente a maneira como as empresas e os advogados fazem as coisas. Os escritórios de advocacia que adotaram a tecnologia e o marketing da nova era ganharão uma vantagem competitiva sobre os que não o fizerem. À medida que a tecnologia continua a evoluir e se desenvolver, podemos esperar que a tecnologia dentro da profissão jurídica siga o exemplo. Então, como será o futuro da tecnologia jurídica?
Escritórios virtuais – Deve haver um aumento no número de escritórios cujas práticas serão totalmente online. Os benefícios incluem uma redução nas taxas de serviço devido à ausência de custos de infraestrutura de TI e RH em grande escala. Os advogados teriam essencialmente mais controle sobre seus horários e locais de trabalho, além de potencialmente manter uma parcela maior dos honorários que ganham.
Trabalho de casa – O mundo mudou drasticamente em questão de meses devido ao COVID-19; só podemos esperar que isso mude ainda mais à medida que as empresas aprendem a se adaptar ao trabalho remoto. Assim, o que antes poderia ter sido uma mudança gradual em direção ao trabalho em casa tornou-se uma situação de “nadar ou afundar”. As empresas tiveram que se adaptar ou fechar seus escritórios. Graças aos benefícios oferecidos pela computação em nuvem, isso foi e continuará sendo possível no futuro.
Bibliotecas Jurídicas – A implementação de bibliotecas jurídicas online tem impactado diretamente na produtividade e eficiência dos escritórios de advocacia. Dessa forma, as bibliotecas virtuais permitiram maior acessibilidade para as empresas. Agora, seus funcionários tivessem tempo para se concentrar em outras tarefas. Isso incentivou o crescimento da tendência do teletrabalho e continuará a evoluir e crescer com o aumento do trabalho remoto e em casa.
Quer implementar?
A Arbitralis nasceu do desejo de entregar à sociedade uma justiça mais acessível, simples e ágil, que garanta soluções transparentes e equilibradas para todas as partes, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas.Com a morosidade do sistema judiciário atual, muitas pessoas precisam esperar por meses e até anos para verem suas questões resolvidas. Com a Arbitralis, esse tempo cai para 30 dias, em média, contribuindo, assim, para que você dê continuidade à sua vida e aos seus negócios sem qualquer barreira. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a diminuir custos jurídicos.
ArbiNews: Fique por dentro do mundo jurídico.
Receba insights exclusivos e conteúdos relevantes para enriquecer seu conhecimento jurídico.