Antes de entrar na justiça comum, é preciso pensar sobre os custos que essa ação carregará. É comum procurar um advogado sem antes ter a real ideia do quanto custa entrar com um processo. Já adiantamos: os custos podem variar e, a depender da ação, ser uma bola de neve.
Por isso, separamos aqui algumas informações para ajudar você a calcular esse custo e ver se, realmente, valerá a pena. Uma opção é entrar com um procedimento de arbitragem e mediação, que possui taxas fixas.
Dentre as custas processuais, existem três tipos de despesas a serem levadas em consideração:
As despesas processuais são reguladas e disciplinadas no Capítulo II – Dos deveres das partes e de seus procuradores, na seção III – Das despesas, dos honorários advocatícios e das multas do Novo CPC.
Art. 82. Salvo as disposições concernentes à gratuidade da justiça, incumbe às partes prover as despesas dos atos que realizarem ou requererem no processo, antecipando-lhes o pagamento, desde o início até a sentença final ou, na execução, até a plena satisfação do direito reconhecido no título.
§ 1º Incumbe ao autor adiantar as despesas relativas a ato cuja realização o juiz determinar de ofício ou a requerimento do Ministério Público, quando sua intervenção ocorrer como fiscal da ordem jurídica.
§ 2º A sentença condenará o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou.
Ou seja: além dos atos processuais, existem outras despesas que estarão englobadas ao final do procedimento.
Os honorários dos advogados contratados dependerá, obviamente, do profissional escolhido. O que muita gente não leva em consideração é de que os honorários transcorrem como o processo: ou seja, quanto mais longo o processo, maiores serão os honorários. E, venhamos, os processos no Brasil são demorados, como já comentamos por aqui.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), possui uma tabela geral de honorários advocatícios, que vamos listar para você abaixo de alguns exemplos:
Além desses honorários, para saber quanto custa entrar com um processo, precisamos ter as custas do Tribunal.
Para calcular as desepesas que incorrerão nos tribunais, pagos diretamente ao Estado por meio de guias de custas expedidas pelos sistemas de arrecadação, é preciso entrar no Judiciário do estado que será levada a ação.
Vamos tomar como exemplo o estado de São Paulo. Para que uma petição seja aceita pelo Judiciário Paulista, é preciso pagar:
Importante esclarecer que essas custas são apenas de caráter inicial.
Preocupado com os altos custos e a demora dos processos judiciais? Na Arbitralis, oferecemos alternativas eficientes como a arbitragem e a mediação, que não apenas economizam seu tempo e dinheiro, mas também proporcionam resultados efetivos. Com taxas fixas e processos agilizados, garantimos uma resolução de disputas mais controlada e previsível.
_
Além de se manter atualizado com as últimas tendências e práticas em arbitragem, é crucial expandir seus conhecimentos jurídicos de maneira contínua. Uma excelente maneira de fazer isso é através do podcast "Novo Jurídico". Este podcast reúne algumas das mentes mais brilhantes e inovadoras do direito contemporâneo, oferecendo discussões profundas e perspectivas valiosas sobre os mais variados temas jurídicos.
Receba insights exclusivos e conteúdos relevantes para enriquecer seu conhecimento jurídico.