Judiciário reforça importância da arbitragem para resolver conflitos

  • Raphael Lucca
Publicado dia
26/3/2024
...
de leitura
Atualizado em
26/3/2024
  • Processo judicial
  • Arbitragem

No final de 2023 o Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) realizou o seminário “Arbitragem e Poder Judiciário”, um evento que abordou a evolução da mediação como alternativa para resolução de conflitos no Brasil e no exterior. Na oportunidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva, destacou o reconhecimento no Judiciário da arbitragem como instância final para resolução de conflitos.

Além disso, o jurista lembrou que o sistema de resolução de conflitos no Poder Judiciário e na arbitragem são sistemas concorrentes, “o que é saudável”, afirmou.

Na oportunidade, foi revelado que, desde 2016, mais de 11 mil decisões de arbitragem foram registradas no país. Das sentenças arbitrais proferidas, em relação aos contratos em geral, apenas 8% são impugnadas e 1,5% chegam a ser anuladas pela Justiça.

Aqui na Arbitralis, reforçamos que essas decisões são tomadas com agilidade e economia, mas também mantendo a confidencialidade e integridade técnica. Conheça mais sobre as soluções de arbitragem que temos a oferecer e como elas podem transformar a maneira como a sua empresa ou instituição lida com litígios. Visite nosso site e vamos juntos rumo a um futuro mais justo e eficiente.

A plataforma digital especializada em arbitragem

Ajudamos você e sua empresa a resolverem problemas sem precisar entrar com processo na justiça.

Fale conosco