Existem diversos tipos de contrato, principalmente na construção. O escolhido deve fornecer um acordo legal vinculativo para o proprietário e o construtor. Também pode dizer como a compensação será distribuída e o que fazer em casos de desacordo. Em outras palavras: existem vários tipos de contratos de construção usados na indústria, mas alguns deles são os preferidos pelos profissionais da área.
Os tipos de contrato de construção geralmente são definidos pela forma como o pagamento será feito. Ele deve detalhar outros termos específicos, como duração, qualidade, especificações e vários outros itens.
Esses principais tipos de contrato podem ter muitas variações e podem ser personalizados para atender às necessidades específicas do produto ou do projeto.
Listamos abaixo os principais.
Esse tipo de contrato envolve um preço fixo total para todas as atividades relacionadas à construção. Os contratos de preço global podem incluir incentivos ou benefícios para rescisão antecipada, ou também podem ter penalidades, chamadas de indenização, por rescisão tardia.
Os contratos por preço global são preferidos quando um escopo claro e um cronograma definido foram revisados e acordados.
Este contrato deve ser usado quando o risco precisa ser transferido para o construtor e o proprietário deseja evitar pedidos de alteração para obras não especificadas. No entanto, um empreiteiro também deve incluir algum custo percentual associado ao risco. Esses custos ficarão ocultos no preço fixo. Em um contrato de valor global, é mais difícil obter crédito de volta por trabalhos não concluídos, portanto, considere isso ao analisar suas opções.
Este tipo de contrato envolve o pagamento dos custos reais, compras ou outras despesas geradas diretamente da atividade de construção. O custo mais os contratos devem conter informações específicas sobre um determinado valor pré-negociado (alguma porcentagem do material e custo da mão de obra) cobrindo as despesas gerais e o lucro da contratada. Os custos devem ser detalhados e classificados como custos diretos ou indiretos. Existem várias variações de custo mais contratos e as mais comuns são:
Os contratos de custo mais são usados quando o escopo não foi claramente definido e é responsabilidade do proprietário estabelecer alguns limites sobre quanto o contratado irá cobrar. Quando algumas das opções acima mencionadas são utilizadas, esses incentivos servirão para proteger o interesse do proprietário e evitar que sejam cobrados por alterações desnecessárias.
Esteja ciente de que os contratos de custo acrescido são difíceis ou mais difíceis de rastrear e será necessária mais supervisão.
Os contratos por prazo e material são geralmente preferidos se o escopo do projeto não estiver claro ou não tiver sido definido. O proprietário e o empreiteiro devem estabelecer uma taxa horária ou diária acordada, incluindo despesas adicionais que podem surgir no processo de construção.
Os custos devem ser classificados como diretos, indiretos, de acréscimo e despesas gerais e devem ser incluídos no contrato. Às vezes, o proprietário pode querer estabelecer um limite ou duração específica do projeto para o contratante. Isso deve ser cumprido, a fim de minimizar o risco do proprietário. Esses acordos são úteis para escopos pequenos ou quando você pode fazer uma estimativa realista de quanto tempo levará para concluir o escopo.
Os de preço unitário são outro tipo comumente utilizado por construtoras e órgãos públicos. Os preços unitários também podem ser definidos durante o processo de licitação, pois o proprietário solicita quantidades e preços específicos para uma quantidade predeterminada de itens unitizados.
Ao fornecer preços unitários, o proprietário pode facilmente verificar se eles estão sendo cobrados com preços inflacionados para bens ou serviços que estão sendo adquiridos. O preço unitário pode ser facilmente ajustado para cima e / ou para baixo durante as mudanças de escopo, tornando mais fácil para o proprietário e o construtor chegar a acordos durante os pedidos de mudança.
Independentemente do tipo de contrato de construção que você escolher, garantir sua segurança jurídica é crucial. Um dos métodos mais eficazes para isso é a inclusão de uma cláusula de arbitragem. Essa cláusula assegura que quaisquer disputas possam ser resolvidas de maneira eficiente e justa, fora dos tribunais. A arbitragem oferece uma solução mais rápida e menos onerosa do que o litígio tradicional, além de proporcionar decisões especializadas e confidenciais. Inserir uma cláusula de arbitragem no seu contrato de construção pode ser a chave para evitar disputas prolongadas e custosas.
CTA:
Precisa de ajuda para assegurar seu contrato de construção? Na Arbitralis, somos especialistas em incluir cláusulas de arbitragem em contratos de construção, proporcionando a segurança jurídica que você precisa. Nossa equipe está preparada para orientá-lo na elaboração de um contrato robusto e à prova de conflitos.
Receba insights exclusivos e conteúdos relevantes para enriquecer seu conhecimento jurídico.