Não tem como: separação é sempre um momento delicado na vida de qualquer pessoa. Sem contar a parte sentimental, se separar é trabalhoso e custa caro, como você pode ver aqui. Entretanto, a mediação para divórcio torna-se, cada dia mais, a melhor opção para esses casos. É a forma mais amigável e benéfica para ambas as partes. Não é por acaso que países da América do Norte e da Europa recomendam essa solução como a melhor maneira de resolver os conflitos entre casais numa separação.
Mas, em termos práticos, quais são os benefícios da mediação para divórcio?
A arbitralis separou as principais.
Benefícios da mediação para divórcio
1. Liberdade na escolha
É comum ver a falsa certeza de que a mediação para divórcio deve ser escolhida logo no início do processo. Contudo, isso não é verdade. Essa solução não precisa ser escolhida logo no início do processo. Pode ser iniciada em qualquer momento, basta o interesse das partes.
2. Rapidez
Nós já até falamos aqui no nosso blog a razão pela qual um processo na justiça comum demora tanto. As separações não fogem à regra. Pode-se levar mais de ano para terminar todo o procedimento. No caso da mediação, isso não acontece. Há casos de resolução em apenas 30 dias.
3. Evita o bloqueio de bens
Quando o processo de divórcio não é amigável, comunmente as partes brigam no tribunal e o juiz decreta o bloqueio de bens. Isso pode incluir também a conta conjunta do casal. Entretanto, a mediação para divórcio, ao invés de partir para ações drásticas, incentiva a conversa entre o casal para se tentar chegar a um acordo. Na quase totalidade dos casos tudo é feito de forma amigável – mesmo tendo começado com conflitos.
4. Economia
Como já citamos anteriormente, um processo judicial não irá custar menos do que R$ 4.000 – chutando baixo. Na mediação você tem uma economia e tanto. Na Arbitralis, por exemplo, é uma taxa fixa. Saiba mais aqui.
5. Tudo Online
Pois é, chega de ter que ir para lá e para cá. A mediação para divórcio aqui na Arbitralis é feito de forma 100% Online. Isso poupa tempo e, também, dinheiro. Além do stress ser irrisório.
6. Menor desgaste emocional
Uma separação não é nada agradável. Afinal, um plano ruiu. E está tudo bem – a vida muda e os planos também. É comum as partes já chegarem abaladas emocionalmente na hora do divórcio. E esse stress aumenta ainda mais com o desgaste de tribunais e custas processuais. Na mediação isso é atenuado. Como tudo é rápido, é quase como uma solução “indolor” para o problema.
Mediação é o melhor caminho a seguir
Aqui listamos apenas algumas razões pelas quais considera-se que a mediação seja a melhor solução. Se quer saber mais sobre em quais casos é possível entrar com esse procedimento, veja aqui.
Pingback: Conciliação: o que saber - Arbitralis